quinta-feira, 16 de agosto de 2007

AMAURY BITETTI COMEMORA 10 ANOS DO BI ABSOLUTO



JIU-JITSU - PUBLICADA EM 13/08/07 ÀS 15:13
Amauri Bitetti comemora 10 anos do bi absoluto

Texto - Carlos Eduardo Ozório




Amauri Bitetti é um dos grandes lutadores na história do jiu-jitsu. O faixa preta de Carlson Gracie foi o primeiro a sagrar-se bicampeão mundial na categoria absoluto, tendo vencido nos anos de 1996 e 1997, feito repetido por Rodrigo "Comprido", Márcio "Pé de Pano" e Ronaldo "Jacaré". Às vésperas do tradicional Mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), passados 10 anos das conquistas de Bitetti, o lutador comenta ao Portal das Lutas sobre a arte suave.


Na década de 90, quando seu nome era chamado nas competições, todos os olhos ficavam atentos. Na arquibancada, a torcida da academia Carlson Gracie, uma das equipes mais fortes na história da modalidade, gritava freneticamente seu nome. Amauri era o astro do time. Extremamente carismático, dele sempre era esperado a vitória. Sua sina de vencer competições vinha desde a faixa azul, quando levou o peso e absoluto nas categorias juvenil e adulto, tendo conquistado quatro medalhas de ouro na Taça Cidade de Niterói, campeonato que existe até hoje e é um dos mais antigos da arte suave.


Dono de técnica refinada, hoje Amaurizinho usa sua experiência no aprimoramento de feras do jiu-jitsu e vale-tudo.


"Dá muita saudade desta época de competições de quimono. Mas hoje prefiro passar meus conhecimentos. Gosto de treinar a galera do jiu-jitsu e vale-tudo, ensinar o que aprendi neste tempo de competições. Pego o pessoal que já é bom e ajudo no refinamento técnico", contou ele, que vem ajudando nos treinamentos da fera Paulo Filho.


Mas apesar da distância das lutas de quimono, o faixa preta está sempre atento à atualidade do esporte:


"Não sei quem está inscrito neste Mundial, mas gosto muito das lutas do Roger Gracie, Jacaré e Marcelo Garcia. São atletas muito técnicos, que lutam com o coração", analisou.


Dá época em que competia para hoje, Bitetti percebe mudanças nas disputas:


"Acho que hoje as lutas são mais movimentadas. Com a introdução das vantagens e punição aos que ficarem amarrando, as lutas ganharam em qualidade. Acho que o próximo passo deveria ser diminuir o tempo de luta. Assim, ficaria mais dinâmico e menos monótono aos leigos. O esporte sairia ganhando."


O lutador gostou de o idéia do Mundial deste ano ser disputado nos Estados Unidos:


"Isso só tem a somar. Além de ser importante na difusão do esporte pelo mundo, os norte-americanos estão tomando gosto pelo jiu-jitsu. Aqui ainda há muito preconceito com a luta e tem restrição na mídia quanto à divulgação dos nossos atletas, que vencem tudo. Lá o respeito é maior. Quanto mais o jiu-jitsu crescer lá, aumentam as chances de um dia ser uma modalidade olímpica", disse.


O Mundial da IBJJF terá início no dia 23 de agosto, na Califórnia. As lutas de faixa preta serão no dia 26, mas as classificatórias do absoluto devem ser no dia 25. Maiores informações, acesse o site www.cbjj.com.br .

Nenhum comentário: